Como organizar uma festa de formatura infantil?

Como organizar uma festa de formatura infantil?

A festa de formatura infantil é o tipo de momento que marca a trajetória de alunos, pais e professores. Portanto, é importantíssimo que ela seja planejada de forma bem especial. Os pequenos que estão nos primeiros dias de escola, assim como familiares, estarão realmente finalizando ciclos novos na vida.

As transformações durante essa fase tão essencial demandam preparos cuidadosos. Afinal, essas crianças estão deixando atrás de si diversos tipos de ambientes, educadores e costumes. Confira algumas dicas de como organizar a formatura dos pequenos!

Escolha temas para a festa de formatura infantil

Esses tipos de formaturas pedem decorações únicas e que conversem com o que foi aprendido naquela fase do aprendizado. Existem escolas que preferem realizar grandes festas, dedicando um dia unicamente à festa de formatura infantil. Costumam enfeitar suas quadras e muitas vezes optam pelo aluguel de salões ou buffets.

Existem muitas vantagens em realizar esse evento em um buffet infantil, pois o cardápio, o local, a decoração e a limpeza estarão inclusos, deixando todo o preparo do evento mais fácil. Além disso, o buffet infantil certo oferecerá diferentes formas de entretenimento para que as crianças possam comemorar esse dia tão especial.

Os temas ABC são muito utilizados e bem adequados para essas formaturas. Aposte no uso de muitos lápis de cor e letras que compõem a decoração dos ambientes. Opte por um material eficiente, como o EVA, bexigas e cartolinas a fim de compor esses elementos. Cores primárias são boas para atrair o olhar das crianças e gerar o clima perfeito.

Você pode também optar por temas relacionados a atividades ou projetos escolares que eles realizaram nesse período letivo. Ou mesmo livros que os alunos gostam muito!

Crie convites personalizados ligados à ocasião

Os convites da formatura têm de acompanhar o tom da ocasião. Os trajes típicos para formaturas envolvem os capelos (aqueles chapéus de formandos) e as becas. Você pode usar tais elementos no design dos convites. Use a criatividade! Uma alternativa é o convite virtual. Você manda bem nas atividades criativas? Pode você mesmo criá-lo então.

Caso seja necessário, vale a pena solicitar a amigos ou designers que criem convites da festa de formatura infantil. A vantagem dos convites virtuais é que são mais fáceis de divulgar. Envie a todos os pais e mães dos alunos através de alguma rede social.

Componha mesas temáticas com muita criatividade

A cerimônia ocorrerá em salões? Ou será feita em quadras? Caso tenha optado por utilizar mesas no ambiente em questão, essas devem igualmente ter uma boa decoração! O arranjo da mesa é feito de diversas maneiras, conforme os temas selecionados. Ter os nomes dos alunos em placas é uma ótima maneira de posicionar as famílias em um mesmo local.

Invista em lembrancinhas originais para entregar

Não pode faltar a lembrancinha da cerimônia! É uma excelente ideia para agradecer às famílias dos formandos, também para entregar a esses últimos. Pequenos tubos com doces são práticos de montar, sendo uma opção bem-vista por aqueles que produzem eventos. Vale colar um desenho de cada aluno no tubinho, como decoração.

Planeje surpresas especiais para a grande data

Os adultos curtem muito a festa de formatura infantil. Trata-se de um dia especialíssimo para aqueles que seguiram o aprendizado e evolução dos alunos. Selecione músicas especiais como dedicatória para os pais, agradecendo-os de uma maneira única. Um breve discurso também pode ajudar a formalizar o evento e emocionar a todos.

Não se esqueça de relacionar os temas da música e da coreografia com as decorações da cerimônia. As fantasias das crianças, por exemplo, podem ser temáticas e relacionadas a todos os outros elementos. Certamente, todos ficarão encantados!

Como vimos, realizar uma festa de formatura infantil não é tão difícil quanto parece! Mas demanda planejamento, pesquisas, muita coerência e criatividade. Realize reuniões com outros pais e com os professores e coordenadores da escola para fazer escolhas democráticas. Assim não há como você errar.

E aí, gostou de nossas dicas para uma cerimônia de formatura bem especial? Em que dia está planejando fazer o evento? Pode ser interessante ficar por dentro das vantagens de fazer uma festa em dia de semana.

Adicionar um comentário


Cadastre-se na Newsletter
X

Receba nossos conteúdos por e-mail.
Clique aqui para se cadastrar.